sábado, 30 de maio de 2009

Veleiros abandonados....

Fico muito triste quando vejo um veleiro mal cuidado, praticamente abandonado pelo seu dono nas marinas aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, a situação é bem pior,a cena abaixo está cada vez mais comum. Devido à forte crise, vários proprietários de veleiros estão abandonando seus barcos nas marinas ou até mesmo cortando propositalmente o cabo da poita. Cenas tristes...BV!

domingo, 24 de maio de 2009

Baychino, O navio Fantasma...

Em 1931, no extremo norte do Canadá, alguns caçadores construiram barracas nas margens e se prepararam para passar oinverno. Mas certa manhã perceberam, espantados, que o Baychino não estava mais no mar, tinha desaparecido com a carga. Lastimando a mercadoria perdida, os caçadores chegaram por terra a Vancouver, onde ouviram contar que seu barco tinha sido visto nas ilhas Franklin, onde estava ancorado normalmente. Um mês mais tarde, um explorador encontrou o barco, em perfeito estado, no mar de Beaufort, mas não pode retirar as peles. A tripulação de uma escuna, depois alguns esquimós e outros caçadores, tentaram apropiar-se da carga, em uma região mais ao norte . Esses também não foram bem sucedidos. O Baychino continua navegando até hoje em alguma região do oceano Ártico. Como um cão fiel, ele se afasta dos que não são seus verdeiros donos.

Velejada 23/04....

Cheguei as 8:30hs na marina, ela estava fechada, achei estranho então resolvi dar uma caminhada até um veleiro de aço que estava encalhado na praia, ele se chama kontiki e está bem judiado, pedindo uma reforma. Perto das nove vi a movimentação na marina e descobri que o Rafael, marinheiro da marina não tinha vindo por motivos pessoais. Fiquei por ali esperando os meus amigos Gean e Cézar chegarem, pois minha idéia era sair com eles no Ranger 22. Logo eles chegaram, pegamos o bote amarelo e seguimos para mais um dia daqueles. Montamos as duas velas e partimos contornando a ilha em direção a bombinhas, tendo bastante cuidado com as redes de pesca que nessa época aumentam devido à pesca da tainha. Velas em cima, vento fraco, porém constante, velejada ótima com bons amigos, nada melhor para desestressar depois de uma semana bem difícil. Velejamos das 9:30hs até as 16:00hs direto entre porto belo, Itapema, bombas e bombinhas, depois aquele merecido descanso no caixa d aço. Velejar é Preciso! Abraço a todos! BV.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Expedição Phoenicia...

Um Brasileiro, o navegador e cineasta brasileiro Yuri Sanada integra a tripulação que concluiu a primeira etapa da expedição Phoenicia com a chegada ao Iêmen. Um navio construído segundo desenhos de tumbas antigas de três mil anos atrás, baseado em um naufrágio milenar descoberto entre o Líbano e Israel, enfrentando perigos como os piratas da Somália, tempestades em alto-mar, ondas de 20 metros de altura, águas onde habitam tubarões brancos, além dos desconfortos de um barco projetado milênios atrás, sem motor. Todo este esforço e sacrifício para provar que muito antes dos grandes navegadores portugueses, os Fenícios, inventores do alfabeto e do cristal, eram os verdadeiros senhores dos mares. Esta expedição arqueológica organizada por equipe inglesa mudará a forma como se conta a história da humanidade, e o barco será exposto no Museu Britânico em Londres esse ano. A expedição Phoenicia está em andamento desde 23 de agosto de 2008. O objetivo do projeto, elaborado pelo explorador inglês Phillip Beale, é provar que os fenícios, os maiores navegadores da antiguidade, tinham a habilidade de circunavegar a África, como relatado pelo historiador grego Heródoto. Assim, a viagem começou na Síria e vai terminar no mesmo lugar, e depois o barco segue para Inglaterra, onde será a atração de uma exposição especial sobre os Fenícios no Museu Britânico. A embarcação, uma réplica idêntica de barco fenício de 600 AC construído na Síria. Nesta primeira parte do trajeto o barco teve o leme quebrado, e fez uma parada de emergência no porto de Berenice no Egito. Isto evidência as características cientificas do projeto, pois o desenho do barco é baseado em esquemas obtidos através dos milênios, em gravuras encontradas em paredes e pedras e em pedaços de naufrágios. A maior contribuição veio do achado do Dr. Robert Ballard, o explorador residente da National Geographic Society, o mesmo que descobriu o Titanic. Em 1999 o Dr. Ballard encontrou há 500 metros de profundidade dois navios fenícios carregando 10 toneladas de vinho cada um, naufragados 2700 anos atrás. O site da expedição é www.phoenicia.org.uk

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Jessica Watson...

Ela tem 15 anos, posa ao lado de seu veleiro no porto de Brisbane. Jessica e seus pais anunciaram que ela tentará se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em uma viagem sem paradas.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Senhores do Vento

Documentário sobre a inédita participação brasileira na maior regata de volta ao mundo, ainda este mês, o filme estréia em circuito comercial e, posteriormente, será exibido por canal a cabo, e distribuído em DVD. Senhores do Vento. O documentário de longa-metragem, dirigido por Isabella Nicolas, mostra a emocionante participação do primeiro barco brasileiro na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, realizada entre novembro de 2005 e julho de 2006. Produzido pela Youle Filmes e a Book Filmes, Senhores do Vento estréia em circuito comercial ainda este ano e será, posteriormente, será exibido por canal a cabo, além de ter distribuição em DVD. A Volvo Ocean Race é um dos maiores desafios do homem. São oito meses de uma volta ao mundo em que uma dezena de barcos enfrenta calmarias, tempestades, ondas enormes e icebergs na disputa de um dos troféus mais cobiçados dentre todos os esportes. Na edição 2005/06, pela primeira vez o Brasil participou desta aventura, onde as tripulações tiveram que combinar grande velocidade com excepcional resistência física e emocional. Entre outras particularidades, pelo menos 30% dos tripulantes deviam ter certificado de primeiros socorros, saber aplicar injeções, fazer ressuscitação cardio-respiratória e traqueotomia. Além disso, metade dos homens devia passar por um curso de segurança em alto-mar, saber operar equipamentos de emergência e de comunicação e passar por um treino de mídia. Um deles aprendeu operação de câmeras digitais e edição de vídeo para montar e enviar por satélite vinte minutos de imagens dos momentos de intensa pressão gerada pelo ambiente de uma competição da qual só participam os melhores do mundo. A jornalista Isabella Nicolas seguiu os brasileiros nesta aventura inédita, colhendo depoimentos e imagens em terra, no momento da chegada e da largada e nas regatas in-port, que aconteciam próximo à costa em todas as paradas da regata e que valiam 50% da pontuação da perna. Juntando seu material ao captado pelos tripulantes no interior do barco durante as travessias, Isabella conseguiu montar um incrível painel desta odisséia. Foram dez meses de decupagem e doze de montagem de um total de 544 horas de material, que renderam um filme de 90 minutos, onde arenalina, humor, suspense e muita aventura, levam o espectador, mesmo se leigo em esportes náuticos, a acompanhar com interesse e emoção, a aventura dos protagonistas até o final, torcendo por eles nos momentos mais dramáticos, vibrando nas vitórias, e surpreendendo-se com o resultado vitorioso.

domingo, 3 de maio de 2009

Tamanho, não é documento!

Um Francês chamado Franck Andreotta cruzou o Atlântico, das Canárias a Guadeloupe, em 2008, durante 48 dias, em um barco à vela de 1,68m, com velocidade foi de 2,5 kts.
Fonte: Revista alemã Yacht.