sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O QUE É UM VELEIRO?

Achei esse texto em minhas navegações virtuais...
O QUE É UM VELEIRO?
Dentre as criações humanas, um veleiro é a que mais se assemelha a um ser vivo.
Responde as forças da natureza quase como um animal.
É uma cruzamento de peixe com ave, seu casco corta a água com delicadeza e força, suas velas são asas potentes que o impulsionam sem bater.
O veleiro sempre oferece nobremente o melhor de si, é um ser instintivo a quem é impossível enganar com ordens erradas que pretendam impor-lhe manobras contra a natureza.
Não existem veleiros exatamente iguais, eles possuem alma e personalidade próprias. A personalidade é uma característica que se percebe facilmente nos barcos de madeira, embora muitos barcos construídos com outros materiais também tenham seu próprio caráter que se acentua com o passar dos anos a medida que o barco amadurece e sua personalidade se define.
Quase todos os veleiros tem cheiro próprio e o som que produzem é sua voz.
Sua alma tem origem na terra e no sol que durante muitas décadas animaram as árvores de cujos troncos se cortaram as tábuas do casco, dos móveis e convés.
Se nutre do intelecto, do sangue, do suor e das lágrimas de quem o desenhou o construiu, pintou, forjou suas ferragens, costurou suas velas, - obra de sonhos para ser tratada como um filho.
Tem na alma, a esperança, a ansiedade, temores e recordações de todos aqueles que levados pelo vento, com a mão no timão, caçaram as escotas e as adriças.
Fundamentalmente invoca a alegria dos bons momentos compartilhados entre os barcos, os homens e mulheres que amam os veleiros e os desfrutam passando a bordo momentos intensos de suas vidas.
Nativos da polinésia, grandes navegadores e construtores de veleiros acreditam que objetos criados com arte, tempo e esforço se carregam de "maná"- um valor espiritual agregado.
O maná é a melhor maneira que eu encontrei de definir este " não sei o que" tão grande, tão importante, sensação de presença viva que em maior ou menor medida um veleiro sempre nos transmite.
Comandante Hernan Luis Biasotti
Agosto de 2002

2 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano,

Como estão as coisas aí por Camboriú? Ví na TV que rolou uns tornados, enchentes, ventos fortes...
Espero que esteja tudo bem.
Bons ventos sempre,

Cristiano Ardenghi Gonçalves disse...

Salve Hélio! Após a enchente de novembro, essa chuva com ventos de domingo passado foi a pior. Tenho um comércio na cidade e minha loja ficou alagada (3 dedos). O hospital da cidade foi invadido por lama e mais algumas pessoas ficaram desabrigadas no municipio de camboriú. No mais segue a vida normal com a população sempre alerta. A natureza está cobrando caro pela destruição que o homem faz! Abraço e BV!