quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ótima previsão...

Relembrar é viver! Muito boa!

“ I have not a big boat. Big boat, big problems. It is a small boat. Enough water, water is free. Few food, few equipment. No motor, no eletricity, no radio, no GPS, no woman, no sex. But no problem ! “ Evgeny Alexandrovich Gvozdev

terça-feira, 20 de outubro de 2009

High school veleiro...

Poxa, pena que na minha época isso não existia, agora estudantes de 5 a 17 anos que se programarem com um ano de antecedência podem cursar o ensino médio a bordo de um veleiro escola, o West Island College - Class Afloat, oferecido pela Student Travel Bureau (STB), contando com várias disciplinas ministradas ao redor do mundo. O primeiro semestre do programa começa no Canadá, no mês de setembro, e termina em Recife, em janeiro. O roteiro inclui Portugal, Irlanda, França, Malta, Turquia, Tunísia, Marrocos e Senegal. Já o segundo semestre terá início em Recife, em fevereiro, e termina no Canadá, em junho. Nesse período, o veleiro passa por Uruguai, Tristão da Cunha, Cidade do Cabo, Walvis Bay (Namíbia), St. Helena, Georgetown (Ilha da Ascensão), Fernando de Noronha, Trinidad e Tobago, e Bermudas. Que maravilha em? Essas aulas eu não perderia por nada! Abraço e BV!

sábado, 17 de outubro de 2009

Pintura...

By Jason Tako

Chove chuva, chove sem parar!

Seguem as chuvas aqui em Santa Catarina, ta dificil de velejar assim, e as previsões de tempo não estão dando muito certo ultimamente. Tenho bastante coisa pra fazer a bordo e estou louco por aqueles dias de sol e vento. Por enquanto continuamos na poita. Abraço a todos.

domingo, 4 de outubro de 2009

Barco na poita X Chuvarada....

Barco na poita realmente não é fácil de manter, principalmente pra mim que trabalho a semana toda e só tenho o fim de semana para ir lá ver o meu querido veleiro. Esse sábado foi cruel, depois de uma semanada de chuvas e ventos intensos acordei cedo no sábado e fui para Porto Belo, encontrei o Marcelo do veleiro Joe que me acompanhou até o barco de carona com o João vigia. Quando cheguei perto do barco já vi tudo, estava com várias partes verdes de limo e a vela de proa estava rasgada lá em cima, muito estranha, minutos de tristeza, mas não adianta, barco na poita é isso mesmo. Entrei na cabine e logo fui mexer no motor que era meu objetivo do sábado, montar o alternador que tinha sido reformado. Infelizmente a montagem do alternador não foi feliz, tem algum fio em curto que não consegui achar, vou ter que levar um eletricista lá para me ajudar e já fazer uma revisão elétrica. Agora essa semana vou tentar ir na terça lá no barco novamente e se tudo der certo termino a função do motor, depois vou botar a vela que tenho em casa, que está ótima e limpar o costado do barco e daí é só ir mantendo. Abraço e BV!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Velejador argentino...

Um velejador argentino entrou na barra da lagoa em Florianópolis para se proteger do tempo ruim e acabou se dando mal, pois o veleiro foi parar na praia essa noite e agora de manhã os bombeiros estão tentando retirar a embarcação da areia. Segundo o velejador a bateria se entregou, o motor não pegou e as duas ancoras não deram conta ocasionando o acidente. Se deu mal nosso hermano.

Foto: Diego Redel.

Trabalhos a bordo...

Depois de recarregar a bateria, vi que o alternador estava precisando de uma reforminha, o desmontei e deixei na auto elétrica para uma revisão. Uma peça de inox que segura o alternador tinha se soltado e a hélice estava dando na antepara do veleiro, ainda bem que vi a tempo. Esse finde vou montar o alternador e instalar um voltímetro de caminhão que consegui no ferro velho e que vai me ajudar a ver a carga da bateria e se o alternador realmente está funcionando. Espero que o tempo ajude para eu poder dar continuidade nos meus trabalhos a bordo pois a chuva segue aqui em Santa Catarina, ontem estive em Itajaí e me impressionei com a altura do rio, se continuar chovendo assim existe grande possibilidade de nova enchente. Abraço e BV!