segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Navegar é preciso, viver não é preciso.

"Navigare necesse; vivere non est necesse"
Pompeu (106-48aC)

O que essa frase significa para você?


Essa frase já foi usada por Caetano Veloso e Fernando Pessoa, porém, não é do poeta português. Ele se inspirou em Roma. Pessoa cita “navegadores antigos”, marujos sob comando de Pompeu, general que viveu numa época de instabilidade, com guerras e ataques piratas. Por volta de 70 a.C., Pompeu foi enviado à Sicília para escoltar uma frota com provisões para Roma, que passava fome diante de uma rebelião de escravos liderada por Espártaco. Com os navios prontos para partir, o comandante da frota anteviu uma tempestade e sugeriu a Pompeu que adiassem a partida. Segundo o historiador romano Plutarco, foi nessa hora que o general disse: “Navigare necesse, vivere non necesse”.
Ao chegar a Roma, Pompeu foi eleito cônsul com o apoio das camadas mais populares, que o viam como herói. Depois, comporia o primeiro triunvirato, governando Roma com Crasso e Júlio César.


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma)
a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
(Fernando Pessoa)

2 comentários:

Antonio Carpes disse...

Oi Critiano achei muito legal teu blog e vou tomar a liberdade de furtar esse post "navegar é preciso", e colocar com os devidos creditos, no meu blog www.papodevelejador.blogspot.com que espero que tu visite e deixe comentarios e dicas.
Um abraço e obrigado

marcosvela disse...

Olá Cristiano! Quanto a frase "navegar é preciso, viver não é preciso", entendo de forma diferente do preciso como necessário. Navegar é preciso no sentido de precisão para se chegar a algum porto ou lugar. Viver não é preciso pois aludindo uma frase dita por John Lennon:"A vida é tudo aquilo que sucede enquanto a gente faz planos..." Com que, a vida não segue rumos precisos estabelecidos por nós como na navegação. Resalto ainda que na navegação pode ocorrer imprevistos, e termos que alterar uma rota pré determinada por outra alternativa, como a vida mesmo.